Arquitetos! Quantos Somos?

Você já parou para pensar que assim como eu e você, existem muitos outros arquitetos atuantes no Brasil? Mas quantos são? Quem são eles? Onde estão?

Pois bem, uma pesquisa recente nos mostra que existem mais de 150 mil arquitetos atuantes no Brasil, para ser mais exato são 154.264 arquitetos. Um crescimento de quase 10% e esse número aumenta a cada semestre.

Esse número aumentou e já é possível vislumbrar novos caminhos e alternativas para o mercado de arquitetura e urbanismo.

A primeira delas é o crescimento do mercado de reformas: 20% mais atividades desde 2015. Uma das razões é a Norma de Reformas da ABNT, publicada em 2014 e que obriga moradores de condomínios a apresentarem laudo técnico assinado por engenheiro ou arquiteto e urbanista e autorização expressa do proprietário antes de começar qualquer obra.

Outra tendência são execuções de obras por arquitetos. Esse tipo de trabalho apresentou crescimento de 6%, mais que o dobro da média. Em São Paulo, onde se realiza um quarto dessas atividades, o crescimento foi de 12%. Em Pernambuco, o crescimento foi de 53%.

Atividades de Engenharia de Segurança do Trabalho também vêm mostrando um crescimento bem acima da média. Esse grupo de atividades, apesar de representar uma pequena parcela do total, foi a que mais cresceu em 2017: 11% mais trabalhos realizados, em comparação ao ano anterior.

Mais de um quarto desses profissionais (27%) têm até 30 anos de idade. Mais da metade (60%) têm menos de 40 anos. A participação das mulheres é cada vez maior: hoje elas já representam 62,6% do total de profissionais, contra 37,4% de homens.

Os estados que mais concentram arquitetos e urbanistas são: São Paulo (32% do total), Rio de Janeiro (12%), Rio Grande do Sul (9%), Minas Gerais (8%) e Paraná (8%). A Região Norte é a que tem apresentado maior crescimento no número de profissionais ativos.

Em 2017, o Brasil tinha 207,7 milhões de habitantes; um arquiteto para cada 1.346 habitantes. Os estados com mais arquitetos em relação à população são Distrito Federal (612 hab/arq), Rio Grande do Sul (812 hab/arq), Rio de Janeiro (885 hab/arq) e São Paulo (900 hab/arq).

O mercado de Arquitetura e Urbanismo voltou a crescer em 2017. Foram realizadas 1.448.891 atividades realizadas por arquitetos e urbanistas – 2,5% mais que no anterior. Trata-se de uma boa notícia após uma queda brusca de 10% em 2016 e estagnação em 2015.

O crescimento de 2,5% nas atividades é maior que a variação do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no período, que foi de 1,1%.

A quantidade crescente de arquitetos e urbanistas atuando em diversas áreas nos leva a acreditar que são inúmeras as possibilidades de efetuarmos parcerias com outros profissionais para o o aumento de projetos e oportunidades.

Se você ainda não tem um portfólio online para atrair clientes e parcerias, acesse nossa plataforma www.zaveno.com e crie um portfólio rapidamente.

 

Fonte das informações: CAU BR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *