Eco-Aldeia é o sonho de um ambientalista

Eco villa - vincent-callebaut-flavours-orchard 01

O arquiteto belga Vincent Callebaut, que já havia inventado uma fazenda vertical (Dragonfly) para ser colocada na cidade de Nova York, foi considerado um arquiteto eco-utópico, uma descrição que parece perfeitamente adequada em relação ao seu último projeto.

Eco villa - vincent-callebaut-flavours-orchard 03

A “Flavors Orchard” é um conceito criado para construir uma cidade eco-amigável de alta tecnologia, que serve como um centro de jardinagem comunitário.

Eco villa - vincent-callebaut-flavours-orchard 06

No local de um antigo deserto industrializado perto da cidade de Kunming, no sul da China, o projeto incluiria 45 moradias eficientes em termos de energia, projetadas para produzir mais energia através de painéis solares, trocadores de calor geotérmicos e unidades combinadas de calor e energia que coloque energia durante o dia para manter a casa aquecida à noite, de acordo com uma breve descrição do conceito. Os habitantes cultivariam alimentos no pomar e no jardim da comunidade, e uma rede subterrânea de garagens alojaria carros elétricos alimentados pelo excesso de energia das moradias.

As 45 casas seriam divididas em três tipos diferentes: o “ciclo”, a “montanha” e a “concha”.

Eco villa - vincent-callebaut-flavours-orchard 02Eco villa - vincent-callebaut-flavours-orchard 04

O primeiro é modelado por um ciclo infinito, cercando dois pátios, um aquático e um com plantas terrestres. No interior haveriam quartos, escritórios, bibliotecas, salas de jogos e um jardim no telhado.

Eco villa - vincent-callebaut-flavours-orchard 05Eco villa - vincent-callebaut-flavours-orchard 07

A moradia da montanha é arqueada, quase como o corpo de um peixe pulando fora da água, com um átrio de quatro andares. É construído com painéis de vidro fotovoltaicos, bem como painéis cheios de algas para produzir bio-hidrogênio, mais uma fonte potencial de combustível.

Eco villa - vincent-callebaut-flavours-orchard 08Eco villa - vincent-callebaut-flavours-orchard 09Eco villa - vincent-callebaut-flavours-orchard 10

A terceira casa, em forma de concha, é coberta com uma turbina e oferece vistas de 360 ​​graus sobre o pomar circundante.

Callebaut escreve que, nesta cidade, “os habitantes precursores estão ligados entre si por seu compromisso de cidadão por um novo ideal ecológico que seja energeticamente eficiente, coletivo e sustentável”.

Fonte: designboom

Um comentário sobre “Eco-Aldeia é o sonho de um ambientalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *